A Instituição de Ensino Superior deve estar engajada e atuar com políticas de ensino que abordem diversas áreas da graduação de forma robusta.
A formação do médico veterinário começa na graduação. Esta base deve ser sólida para formar médicos veterinários generalistas, com elevado nível de capacitação e potencial de liderança, baseado em preceitos éticos e humanísticos. Profissionais competentes e atentos para identificação e resolução de problemas da sociedade, visando a sustentabilidade econômica, ambiental e o bem-estar animal, condizente com o que é esperado pelo mercado de trabalho e com as necessidades da área de sua inserção no exercício da sua cidadania.
Neste contexto, a Instituição de Ensino Superior deve estar engajada e atuar com políticas de ensino que trabalhem fortemente diversas esferas da graduação, oferecendo ao seu aluno, como função primária, um processo educativo que contribua plenamente para o desenvolvimento e preparo para o exercício da profissão e cidadania, qualificando-o para o trabalho por meio de um cenário educacional que estimule autonomia, criatividade, colaboração, iniciação no formato de pesquisa, inovação, bem como a interação social. Isso se dá pelas metodologias ativas de ensino, que trazem uma bagagem sólida na construção do processo de aprendizagem do aluno, promovendo integração da teoria com a prática por meio de docentes qualificados que trabalham com maestria ao correlacionar experiências práticas dentro da teoria em sala de aula e pela infraestrutura com ambientes laboratoriais que atendem perfeitamente às necessidades das disciplinas. Adicionalmente, trabalhando a construção de um aprendizado lógico com uma complexidade crescente de conteúdos por meio da inter e transdisciplinaridade, através da inserção de conteúdos atuais, do incentivo à pesquisa e da participação em projetos artísticos e culturais. Tudo isso, levando para dentro da sala de aula temáticas inovadoras, preparando este aluno para o exercício da medicina veterinária de qualidade. Como Diretora Geral da Faculdade Anclivepa, estou plenamente engajada na Missão da nossa IES. Somos uma Faculdade que tem como foco a formação exclusiva do médico-veterinário, focando no melhor do ensino na graduação. Nosso time trabalha em prol de uma medicina veterinária de qualidade, buscando não apenas a melhoria do ensino e da educação, mas também em gerar oportunidades e médicos veterinários apaixonados pela sua profissão. Buscamos aqui uma educação integral, o que significa muito mais do que possibilitar a aprendizagem de conteúdos, mas também garantir o desenvolvimento pleno dos indivíduos, em todas as suas dimensões – intelectual, física, afetiva, social e simbólica. Trabalhamos o poder transformador da educação dentro da nossa área de atuação. Para nós, a educação é um fator de mudança social e é uma ferramenta determinante para o progresso individual dos alunos e para o desenvolvimento biopsicossocial.